SUPERAR A ANSIEDADE E DEPRESSÃO: PASSOS E DICAS IMPORTANTES

Superar a ansiedade e depressão é o desejo de bilhões de pessoas que convivem com o transtorno mental ao redor de todo o mundo, ESTOU CERTO?

Contudo há uma série de passos e dicas importantes, um passo a passo que você deve seguir caso deseje realmente superar a ansiedade e depressão.

É exatamente isso que você irá aprender nesse post.

 

  • COMO SUPERAR A ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Para poder superar tal situação, o primeiro passo é entender um pouco mais sobre a doença e as diferenças entre os dois transtornos.

  • ANSIEDADE X DEPRESSÃO

De maneira geral, a ansiedade é um medo uma preocupação excessiva com o futuro, envolve sentimentos de nervosismo, tensão e alerta para um suposto perigo.

Enquanto a depressão, de maneira simplificada, envolve o excesso do passado, mas não somente isso, mas também fatores biológicos e genéticos, se caracteriza por uma tristeza profunda, baixa autoestima, desesperança e, em casos mais graves, até pensamentos suicidas.

SINTOMAS CORPORAIS DA ANSIEDADE E DEPRESSÃO: 

sintomas da ansiedade;

Alguns dos sintomas corporais mais relatados na ansiedade incluem:

  • tremores e tiques nervoso;
  • palpitações ou batimentos cardíacos acelerados;
  • suor excessivo ou mãos frias e úmidas;
  • respiração rápida ou sensação de falta de ar;
  • dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Dor ou desconforto no peito ou abdômen;
  • sonolência excessiva ou insônia;

 sintomas da depressão:

  • tontura e vertigem:
  • fadiga e cansaço intenso;
  • insônia ou sono excessivo;
  • dores de cabeça e musculares;
  • alterações no apetite e peso corporal;
  • distúrbios gastrointestinais;
  • problemas sexuais, como diminuição do libido;

Todavia é importante que seja lembrado que esses sintomas corporais podem estar associados a outras condições médicas, sendo importante investigar outras causas.

É POSSÍVEL TER AMBOS TRANSTORNOS JUNTOS.

Sim, é muito comum ter a ansiedade e a depressão juntas. Inclusive, o CID (Classificação Internacional de Doenças), segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), é o F41.2 referente ao transtorno misto ansioso e depressivo. Este código é utilizado quando os sintomas de ansiedade e depressão se manifestam juntos, sem que um deles predomine claramente sobre o outro ou que a intensidade seja suficiente para um diagnóstico separado.

COMO TRATAR A ANSIEDADE E DEPRESSÃO

Em princípio o primeiro passo para poder tratar e superar a ansiedade e depressão é procurar a ajuda médica assim que se tem o conhecimento de alguns dos sintomas da doença.

Seja de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra, para, até mesmo, dependendo do caso, poder alcançar a cura. 

O psiquiatra é o responsável por prescrever remédios que atuam nos neurotransmissores do cérebro e melhoram os sintomas do transtorno.

Atividades que ajudam no tratamento:

1. PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS.

O exercício físico regular é uma das melhores armas para quem deseja superar a ansiedade e depressão, como relata o artigo feito pela faculdade unaerp https://www.unaerp.br/documentos/1902-o-impacto-do-exercicio-fisico-na-depressao-e-ansiedade/file 

Pois tais atividades como corrida, caminhada, ciclismo ou natação liberam endorfina e serotonina, neurotransmissores que dão uma sensação de bem-estar e melhoram o humor.

E, subsequentemente, diminui o nível de estresse, o que ajuda muito na melhora do quadro da doença.

2. Meditação

A meditação vem se destacando nos últimos tempos como um ótimo meio de diminuição da ansiedade e combate à depressão.

Pesquisas têm revelado que técnicas de meditação, como a mindfulness,https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/acolha-a-vida/cartilhas-fbtc-conteudos/10-mindfulness-dr-_cristiano_nabuco.pdf  que envolvem exercícios respiratórios, foco no presente e aceitação dos pensamentos e sentimentos sem julgamentos, ajudam no tratamento.

Tire um tempo na sua agenda para praticar; existem muitos recursos disponíveis, como aplicativos de meditação guiada.

similarmente na internet é possível encontrar alguns vídeos no YouTube de meditação, caso você ainda não tenha tanta familiaridade com o assunto.

3. Viver momentos com os amigos;

Manter interações sociais é muito importante para a saúde mental, pois viver momentos com amizades verdadeiras e familiares pode oferecer um importante apoio emocional e reduzir o sentimento de isolamento e solidão.

Estar presente em atividades sociais, mesmo que simples, como café ou um passeio no parque, pode fazer uma grande diferença.

Também estar em algum grupo social, como igrejas, instituições religiosas, clubes ou grupos no WhatsApp, pode também ajudar muito no tratamento da ansiedade e depressão.

4. TER UM HOBBY.

SUPERAR A ANSIEDADE E DEPRESSÃO HOBBY

Ter um hobby é uma excelente arma no tratamento da doença, como relata um artigo publicado pela renomada universidade Mackenzie https://www.mackenzie.br/noticias/artigo/n/a/i/a-importancia-dos-hobbies-para-a-saude-mental visto que é uma distração benéfica, além de uma ótima forma de canalizar a energia. 

Pacientes com quadros de depressão geralmente têm dificuldades para fazer tais atividades, pois não encontram a motivação e o prazer para praticá-las, porém é importante tentar quebrar essa barreira e encontrar atividades das quais você gosta. 

Sejam elas pintar, tocar um instrumento, ler um livro, escutar músicas, dançar, caminhar no parque ou qualquer outra atividade que faça sentido para você.

 

5. Seja GRATO.

                                                                                                                                                                   

A prática da gratidão é uma ferramenta poderosa para superar a ansiedade e depressão, como relata o doutor Marco Abud https://youtu.be/LJp2I58JSwo?si=EE_U3BqyBOfYhoyl  em seu canal no YoTube, pois ela faz com que você olhe mais para as coisas positivas da vida e deixe de olhar apenas para as coisas negativas.

Trazendo dessa forma uma sensação de bem-estar, diminuindo o estresse e aumentando a sensação de alegria e satisfação com a vida.

Portanto, escrever um caderno da gratidão ou apenas tirar alguns minutos do seu dia para refletir e agradecer pelo que você é grato pode fazer uma enorme diferença no tratamento.

6. TENTE VIVER NO AQUI E AGORA.

Tire um tempo do seu dia para refletir um pouco a respeito do presente, esqueça um pouco as preocupações com o futuro ou deixe de relembrar o que aconteceu no passado.

Tente manter sua mente no presente por alguns minutos do seu dia e agradeça pelo hoje. Essa dica pode ajudar muito, principalmente na ansiedade

Uma excelente indicação de leitura que fala sobre o assunto é o livro O PODER DO AGORA. https://books.google.com/books?id=GMltEQAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=o+poder+do+agora&hl=pt-BR&newbks=1&newbks_redir=1&sa=X&ved=2ahUKEwiY0PG07tuPAxWUrJUCHf8kBVAQ6AF6BAgNEAM  Nele, você pode encontrar dicas e exercícios mais aprofundados sobre o viver no presente. 

7. PASSE UM TEMPO NA NATUREZA.

Tirar um tempo para estar na natureza tem um efeito muito bom na saúde mental.

Como comprova um estudo publicado pelo jornal britânico Daily Mail, e que tem como autora principal a professora Yingijie, https://www.instagram.com/p/DNHttl_MkLF/?utm_source=ig_web_copy_linkqu que  concluiu que passar apenas 15 minutos por dia na natureza já é o bastante para reduzir significativamente os riscos de depressão e ansiedade. e se você conseguir estender esse tempo para 45 minutos, os benefícios são ainda maiores, com reduções significativas no estresse e aumento da vitalidade. 

Atividades como passear no parque, fazer caminhada ao ar livre, visitar um zoológico, piqueniques ou até mesmo plantar uma árvore reduzem o estresse, melhoram o humor e aumentam significativamente a sensação de bem-estar.

8. PARTICIPE DE GRUPOS DE APOIO.

Grupos de apoio oferecem um espaço acolhedor e seguro ao se conectar com pessoas que passam por situações semelhantes à sua. A sensação de solidão é diminuída e o sentimento de pertencimento e de ser aceito é aumentado. 

Ao compartilhar suas experiências, você pode trocar informações úteis e valiosas a respeito de tratamentos, estratégias de enfrentamento e recursos úteis.

9. PRATIQUE A LEITURA.

A leitura é uma ferramenta poderosa no tratamento da ansiedade e depressão, pois, ao ler, você desvia a sua atenção das preocupações diárias, diminuindo a tensão, desacelerando a mente e, assim, reduzindo o estresse e a ansiedade. 

Ana Cláudia Alexandre, Doutorada em psicologia clínica, afirmou que é de grande importância criar medidas de incentivo à leitura para que se possa superar a ansiedade e depressão.https://www.instagram.com/claudia_psicologa_consultorarh/#.

10. Não desista do tratamento.

 Definitivamente, Tão importante quanto começar o tratamento é continuar até o fim. Pode ser que você continue lutando contra a ansiedade e depressão por toda a sua vida, mas desistir do tratamento antes de ele  ser concluído nunca será a melhor opção.

A ansiedade e depressão são doenças reais e tratáveis que, quando não tratadas, podem levar a disfunções no dia a dia, sofrimento intenso ou até mesmo ao suicídio.

Por mais que o tratamento não seja uma linha reta e envolva, algumas vezes, a sensação de não avançar e tenha dias desafiadores, cada passo é uma jornada rumo à cura.

Uma dica é ouvir histórias de superação de outras pessoas que enfrentaram a doença e conseguiram vencer; isso pode te trazer esperança, otimismo e motivação para não desistir do tratamento.

 

11. Faça terapia.

E, por último, mas não menos importante, faça terapia. A terapia oferece um espaço seguro, sigiloso e acolhedor, onde você pode falar e expressar seus sentimentos e emoções sem ser julgado por isso;

O terapeuta é o profissional mais qualificado para identificar padrões de pensamentos, emoções e comportamentos humanos prejudiciais que podem levar à ansiedade e à depressão.

Cada caso dentro da terapia é tratado de forma única e personalizada, conforme cada paciente. Por meio dela, você pode atingir o autoconhecimento, reconhecer e gerenciar suas emoções e construir hábitos e comportamentos saudáveis para sua saúde.

Além de aumentar sua capacidade de comunicação e habilidades sociais, melhorando assim os seus relacionamentos com os outros. 

A abordagem terapêutica mais indicada para casos de ansiedade e depressão é a TCC (terapia cognitivo-comportamental). Ela foca em identificar e alterar pensamentos e comportamentos que contribuem para a ansiedade e depressão.

Você se identificou com o que falamos até agora e deseja superar a ansiedade e depressão?

Então não hesite, marque agora mesmo uma consulta com um terapeuta; certamente ele vai te ajudar e, mais que isso, poderá te levar à cura.